A Justiça da Alemanha anunciou na quarta-feira (11) a detenção de um cidadão britânico, que trabalha na embaixada do Reino Unido em Berlim, por suspeita de espionagem para a Rússia.
O governo alemão já reagiu ao anúncio e disse se tratar de um ato “inaceitável”.
“A espionagem por parte de um estreito parceiro da Alemanha em solo alemão é inaceitável. Por este motivo, vamos acompanhar de muito perto a investigação”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Christofer Burger, em entrevista coletiva nesta quarta.
As autoridades suspeitam que o indivíduo, apresentado como David S., teria “transmitido a um representante dos serviços de Inteligência russos”, em pelo menos uma ocasião, um documento “obtido no âmbito de suas funções na embaixada”, informou a Procuradoria Federal responsável por investigar casos de espionagem.
“Em troca, recebeu uma quantia de dinheiro em espécie de um valor não determinado”, completou a instituição, acrescentando que a detenção se deu em uma colaboração com as autoridades britânicas.
O britânico é um funcionário local empregado pela embaixada de seu país, em um posto não foi especificado.
“Ele é fortemente suspeito, pelo menos desde novembro de 2020, de ter atuado em benefício dos serviços de Inteligência russos”, disse a Procuradoria, relatando que “seu apartamento e seu local de trabalho foram revistados”.