Internacional Cidade montanhosa foi destruída por incêndio na Califórnia

Cidade montanhosa foi destruída por incêndio na Califórnia

Um violento incêndio atingiu uma cidade montanhosa no norte do estado norte-americano da Califórnia, deixando grande parte do centro urbano reduzido a cinzas, com várias casas destruídas, após os bombeiros terem feito tudo o que podiam, segundo as autoridades.

O incêndio Dixie, deflagrado devido a uma vegetação seca e a rajadas de vento de 64 quilómetros por hora (Km/h), tomou a cidade de Greenville, no norte de Sierra Nevada, na noite de quarta-feira. Um posto de gasolina, um hotel e um bar entre muitas outras infraestruturas ficaram destruídas.

Enquanto os lados norte e este do fogo ganhavam força, o gabinete do xerife do condado de Plumas alertou os cerca 800 residentes da cidade, no Facebook, pedindo que abandonassem as suas casas.

O incêndio que começou em meados de junho é considerado o maio do estado californiano, tendo ardido mais de 1.127 quilómetros quadrados, queimando dezenas de habitações.

No início da semana, cerca de cinco mil bombeiros fizeram progressos, salvando algumas casas ameaças pelo fogo. O calor extremo, a baixa humidade e rajadas de vento que surgiram na quarta-feira devem continuar a ser uma ameaça durante a noite de hoje.

Mitch Matlow acrescentou que o incêndio deflagrava paralelamente a uma área de um desfiladeiro que servia de chaminé, tornando-o tão quente que criou enormes colunas de fumo.

A cerca de 240 quilómetros a oeste do incêndio Dixie, o fogo McFarland, que foi gerado por um relâmpago, ameaçava residências remotas junto ao rio Trinity, na Floresta Nacional de Shasta-Trinity.

Ondas de calor e secas históricas devido às alterações climáticas tornaram os incêndios florestais mais difíceis de combater na costa oeste dos Estados Unidos da América.