Sociedade Inhambane quer elevar o nível de produção no ramo da aquacultura

Inhambane quer elevar o nível de produção no ramo da aquacultura

O Governo da província de Inhambane vai implementar um pacote de medidas adicionais tendentes a elevar o nível de produção e produtividade, no ramo da aquacultura, que no ano passado registou uma queda de cerca de 100%, em relação a 2019.

A fraca disponibilidade de insumos, como ração e alevinos, escassos serviços de extensão aquícola, deficiente promoção da cadeia de valor, a estiagem que reduz a capacidade instalada nos machongos, para a construção de tanques de terra e deficientes modelos de intervenção na aquacultura, são apontados como factores que concorreram para retardar a produção e produtividade.

Para rentabilizar o enorme potencial existente para a técnica de produção de peixe em cativeiro, já foram identificadas acções que, bem implementadas, podem mudar o cenário actual.

O director provincial de Agricultura e Pesca de Inhambane, Francisco Feijão, considera uma nova parceria com a empresa Leaders Development, Lda. no distrito de Inharrime, como uma saída para a recuperação dos níveis de produção, numa província que, até 2019, era destaque no país.