Pelo menos dezassete profissionais do Hospital Central da Beira (HCB) estão infectados pelo novo coronavírus, conforme revelou há dias o director-geral daquela unidade sanitária, Nelson Mucopo.
Os profissionais em questão “têm sintomas leves, mas já tivemos uma colega que faleceu pela Covid-19 na semana passada”.
Mucopo considerou a gestão daquele hospital de bastante delicada, num cenário em que as pessoas estão habituadas a ficar próximas umas das outras para se confortarem.
“A maior dificuldade que temos tido é de gerir o pessoal que acompanha os doentes. O que nós queríamos era ter um hospital só com as pessoas que chegam para tratamento”.
Deu exemplo de pessoas que vêm visitar um vizinho ou amigo pensando que estão a fazer o bem, mas não é correcto, principalmente no contexto em que nos encontramos, pois podem trazer doenças ao próprio visitado.
“O doente internado tem outras patologias e está frágil e o risco de ser contaminado pela Covid-19 é maior. Então, o visitante acaba contaminando o doente que, por sua vez, também infecta os profissionais que lhe estão a assistir”, explicou.