Pelo menos 20 civis morreram, e dezenas de milhares foram deslocados em meio a violentos combates entre rebeldes e forças pró-governo na região de Afar, na fronteira com Tigré, no nordeste da Etiópia – informou um funcionário de alto escalão do governo etíope na quinta-feira (22).
Os combates na região de Afar indicam um risco de expansão da guerra no Tigré, que deixa milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados em oito meses, segundo as Nações Unidas.
No domingo (18), os rebeldes disseram que lançaram operações pontuais contra as forças do governo na região de Afar, o que supõe a abertura de uma nova frente.
O funcionário regional da Agência Nacional de Proteção Civil Mohammed Hussen afirmou nesta quinta-feira, porém, que se tratar de operações em grande escala e que as forças rebeldes “cruzaram a fronteira com a região de Afar e atacaram comunidades pastoris inocentes”.
“Os combates violentos continuam acontecendo. Quase 70.000 pessoas se viram diretamente afetadas e estão deslocadas (…) Mais de 20 civis morreram”, declarou.
O ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2019 e primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, enviou o Exército federal para Tigré em novembro passado, com o objetivo de destituir as autoridades regionais da Frente de Libertação do Povo de Tigré (TPLF).
Segundo ele, a operação foi realizada em represália por ataques lançados contra acampamentos do Exército ordenados pela TPLF, o partido que governou o país por três décadas.