Internacional Biden acusou a China de proteger autores de ciberataques contra empresas

Biden acusou a China de proteger autores de ciberataques contra empresas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou na segunda-feira (19) a China de “proteger” os autores de ataques cibernéticos contra empresas, após uma denúncia conjunta de Washington e seus aliados condenando as atividades cibernéticas “maliciosas” de Pequim.

“O que eu sei é que o governo chinês, como o governo russo, não está cometendo (ciberataques) por conta própria, mas está protegendo aqueles que estão fazendo isso, e talvez até permitindo que eles o façam”, disse Biden a repórteres na Casa Branca.

Os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido culparam a China, em declarações simultâneas nesta segunda-feira, por um hack massivo realizado em março contra os serviços de mensagens Exchange do grupo Microsoft.

A gigante da tecnologia já havia indiciado um grupo de hackers ligados à Pequim, chamado “Hafnium”. Assim, a China juntou-se à Rússia, regularmente acusada pelos Estados Unidos de fechar os olhos às ações dos cibercriminosos russos.

As relações já difíceis entre Washington e Pequim ficaram ainda mais tensas desde meados de junho.

Os Estados Unidos alertaram seus empresários na sexta-feira sobre os “riscos crescentes” de operar em Hong Kong, centro financeiro internacional histórico, por conta de restrições impostas pela China.