A empresa farmacêutica sul-africana Aspen, que embala a vacina da Johnson & Johnson’s na África do Sul, anunciou que irá entregar o seu primeiro lote de vacina de fabrico local.
AAspen “tem o prazer de confirmar que a primeira entrega da vacina covid-19 da Johnson & Johnson’s à África do Sul” será feita, anunciou a empresa, através de uma declaração, sem especificar a quantidade de vacinas que serão entregues.
A empresa descreveu esta entrega como um “marco significativo” na história da África do Sul e da África em geral, porque “estas são as primeiras vacinas covid-19 produzidas no continente africano, por uma empresa africana e para pacientes africanos”.
A Aspen produz as suas vacinas na sua fábrica em Gqeberha (antiga Port Elizabeth), no sul do país.
A África do Sul acelerou recentemente o seu programa de vacinação, com 6,3 milhões de injeções dadas e 10% da população com pelo menos uma dose de vacina.
Inicialmente limitada aos maiores de 35 anos, a vacinação será aberta a todos os maiores de 18 anos, a partir de 01 de setembro.
Na semana passada, a BioNTech e a Pfizer assinaram um acordo com a Biovac da África do Sul para a produção de vacinas covid-19 na Cidade do Cabo.
Após anunciar uma queda de 20% do número médio diário de novos casos de covid-19, o presidente sul-africano anunciou domingo à noite o levantamento da proibição de venda de bebidas alcoólicas, bem como o alívio de outras restrições devido à pandemia.