Milícias pró-Irã lançaram obuses na noite de segunda-feira (28) contra uma base americana no leste da Síria, e a coalizão internacional antijihadista respondeu com disparos, segundo uma ONG, após os bombardeios dos Estados Unidos contra facções alinhadas a Teerã no Iraque e na Síria.
Na madrugada da segunda, os Estados Unidos realizaram bombardeios contra estas milícias em resposta aos ataques lançados nos últimos meses contra seus interesses no Iraque, atribuídos a facções fiéis a Teerã, que prometeram vingança.
A escalada coincide com os esforços para que os Estados Unidos voltem ao acordo nuclear com o Irã, que oferece a Teerã um alívio das sanções em troca de seu compromisso de não desenvolver armas nucleares e reduzir drasticamente seu programa nuclear.
Na noite da segunda, milícias pró-Irã lançaram vários obuses contra uma base militar americana situada no campo petrolífero de Al Omar, perto de Deir Ezzor, no leste da Síria, provocando danos materiais, mas não vítimas, informou o Observatório Sírios para os Direitos Humanos (OSDH).