Moçambique voltou ontem, pelo segundo dia consecutivo, a não notificar óbito por Covid-19, mantendo-se o número de vítimas mortais em 828 desde a eclosão da doença há pouco mais de um ano.
Dados do Ministério da Saúde apontam, entretanto, para o diagnóstico de 24 novos casos, a maioria dos quais na cidade de Maputo e província de Gaza com sete infectados cada, seguidos de Tete, com quatro episódios.
Entre quarta-feira e ontem, 28pacientes recuperaram da doença, sendo24na província de Maputo e quatro na Zambézia, o que faz reduzir o número de casos activos para 900 pessoas.
No período em análise houve duas pessoas internadas por complicações ligadas à doença e igual número recebeu alta hospitalar, sendo que neste momento continuam nos centros de isolamento a receber tratamento 22pacientes.
O Ministério da Saúde reitera o apelo para a máxima seriedade no cumprimento das medidas preventivas da Covid-19.
Num dia em que se assinalou o Dia Mundial da Doação do Leite Materno (humano), as autoridades aconselham as mães a continuarem a amamentar os seus bebés e, sempre que puderem, dirigirem-se ao Banco de Leite para doar este alimento.
“Devem, no entanto, não se esquecer de cumprir com as medidas de prevenção e combate à Covid-19, especialmente a lavagem das mãos ou desinfecção com álcool antes e depois de amamentar”, refere nota do MISAU.