Sociedade Camponeses invadem secção da mineradora Vale em Moatize

Camponeses invadem secção da mineradora Vale em Moatize

Dezenas de camponeses em Moatize invadiram uma das secções da mina de carvão da Vale em Tete, no centro de Moçambique, acusando a empresa de impedir o acesso dos agricultores a um rio da região.

Os protestos do grupo, composto também por oleiros e proveniente do bairro 1.º de Maio, em Moatize, terão interrompido as operações da Vale naquela parte da mina por quase 10 horas na quarta-feira e os camponeses só abandonaram o local após a chegada de uma equipa da direção para negociações, segundo uma nota da organização não-governamental (ONG) Justiça Ambiental.

“Estes oleiros e camponeses viram recentemente o seu acesso ao rio cortado pela mineradora Vale, no âmbito do processo de expansão das atividades da empresa”, refere a organização, destacando que se trata de um rio “fundamental para as atividades de subsistência e sobrevivência que os camponeses realizam desde 1994”.

“É inaceitável que a Vale continue com esta postura hostil em Tete, e que mais uma vez tenha vedado o acesso a um rio fundamental para a subsistência das famílias que vivem no seu entorno, sem que tenha negociado”, acrescenta a ONG.

Numa nota de reação, a Vale afirma que mantém os “canais de comunicação com as comunidades abertos”, com o objetivo de “compreender as suas reivindicações e encontrar soluções sustentáveis”.