Início Destaque Mulher detida com quase 20 kg de droga na fronteira de Ressano...

Mulher detida com quase 20 kg de droga na fronteira de Ressano Garcia

As autoridades moçambicanas detiveram uma mulher com 19,5 kg de droga em Ressano Garcia, posto fronteiriço com a África do Sul, na província de Maputo, anunciou fonte da polícia.

A mulher foi detida após uma denúncia, quando pretendia atravessar para a África do Sul. A droga estava escondida no carro que conduzia, disse à comunicação social Elino Panguana, porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) na província de Maputo.

“Trata-se de ópio, uma droga derivada de metanfetamina e heroína. É uma droga perigosa de facto. Esperamos os resultados mais consistentes [de peritos] sobre ela”, afirmou o porta-voz, acrescentando que a droga era proveniente da Matola, nos arredores de Maputo.

“O SERNIC está a envidar todas as diligências para ver se consegue neutralizar o suposto dono da viatura e acredito que vamos poder esclarecer esta situação”, concluiu.

Moçambique é apontado por várias organizações internacionais como um corredor para o tráfico internacional de estupefacientes.

Segundo o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), as autoridades do Quénia e da Tanzânia, países a norte de Moçambique, aumentaram a vigilância nos últimos anos, empurrando os traficantes para sul, em direção à costa moçambicana, “em busca de novas rotas e novos mercados”.

Artigo anteriorAmnistia Internacional repudia a pena de morte
Próximo artigoBiden defende a condenação contra racismo sistémico