Sociedade Inica na próxima semana a 2ª fase de vacinação contra a covid-19

Inica na próxima semana a 2ª fase de vacinação contra a covid-19

Inicia na próxima segunda-feira (19), em todo o país, a 2ª Fase de vacinação da população moçambicana contra a Covid-19, anunciou ontem (14) Benigna Matsinhe, directora nacional adjunta de saúde Pública, falando em conferência de imprensa.

Durante a segunda fase, o Ministério da Saúde (MISAU) espera vacinar um total de 216.771 pessoas, dos seguintes grupos: estudantes finalistas de cursos de formação em Saúde; doentes diabéticos não abrangidos na primeira fase com idade superior a 60 anos ou em terapia imunossupressora, com insuficiência renal crónica em hemodiálise ou na lista de espera, explicou.

Estão ainda abrangidos doentes com insuficiência respiratória crónica, com insuficiência cardíaca crónica; pessoas residentes em centros de acomodação; reclusos e funcionários prisionais; polícias com idade superior a 50 anos, e professores do ensino primário com idade superior a 50 anos.

O processo é constituído por 313 equipas compostas por 2.643 técnicos que vão administrar a vacina nas unidades sanitárias das sedes distritais, centros de acomodação e centros penitenciários, em duas doses.

A imunização da população moçambicana enquadra-se na estratégia que o Governo adoptou na luta contra a COVID-19 com recurso a dois mecanismos, nomeadamente o mecanismo COVAX, através do qual pretende cobrir 20% da população total, e o mecanismo complementar de aquisição directa que irá cobrir o restante da população.

O Governo e parceiros têm vindo a trabalhar arduamente para garantir a disponibilidade da vacina no país o mais rápido possível, não obstante a sua falta a nível Internacional. Foi assim que no dia 8 de Março, o país recebeu 484.000 doses de vacina Covishield (desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca) e produzida pela farmacêutica Serum Institute of India. Destas, 100.000 doses foram oferta da República da India e 384.000 doses adquiridas no quadro do mecanismo COVAX, uma iniciativa conjunta da GAVI, OMS e UNICEF.