Internacional Espanha retira obrigação do uso de máscara na praia

Espanha retira obrigação do uso de máscara na praia

Mas há regras a cumprir, nomeadamente o cumprimento do distanciamento. A máscara mantém-se obrigatória, porém, durante caminhadas no areal.

O governo espanhol deu um passo atrás e decidiu retirar a obrigatoriedade de uso de máscaras nas praias, se for mantido o distanciamento.

Na semana passada, como recorda o Independent, o país implementou, como medida de combate à pandemia de Covid-19, uma medida que previa a utilização de máscaras nos espaços públicos no exterior, incluindo na praia.

Depois de alguma polémica, as autoridades de saúde clarificaram as regras, explicando que os veraneantes poderão remover a máscara na praia, enquanto apanham sol. Porém, esta medida só é válida se a pessoa se mantiver a uma distância de 1,5 metros.

As máscaras podem também ser retiradas enquanto os banhistas estão no mar, em piscinas, em rios ou em lagos. Todavia, mantém-se a imposição da sua utilização em caminhadas na praia, por exemplo.

Nos restaurantes, esclareceram também as autoridades, as pessoas podem retirar a máscara apenas “nos momentos necessários para comer ou beber”.

Sendo Espanha um país cuja economia é fortemente influenciada pelo turismo, assim que a obrigatoriedade de uso de máscaras foi conhecida, levantou-se um coro de críticas. José Luis Zoreda, vice-presidente da associação espanhola de turismo Exceltur, disse ao El País que Espanha estava a passar “por um inferno com milhares de empregos e empresas ameaçadas e agora eles [o Governo] querem para transformar as praias em hospitais de campanha a céu aberto”.