Início Economia Metical vai desvalorizar-se este ano para 77,7 por dólar

Metical vai desvalorizar-se este ano para 77,7 por dólar

Os analistas da NKC African Economics estimam que a moeda nacional vai continuar a desvalorizar-se este ano, passando a ser necessários 77,7 meticais por dólar, face aos 69,5 no ano passado.

“Prevemos que a taxa de câmbio médio este ano vá depreciar-se para 77,7 meticais por dólar, o que compara com os 69,5 meticais necessários para cada dólar”, lê-se num comentário à evolução da moeda moçambicana.

Na análise, enviada aos investidores e a que se teve acesso, os especialistas da filial africana da britânica Oxford Economics escrevem que “as exportações de Moçambique da indústria extractiva continuaram sob pressão nos últimos meses devido a questões operacionais”.

A consequência, apontam, é que “haverá um impacto na colecta fiscal e na acumulação de reservas externas”, para além de haver um “aumento da dívida pública externa para financiar o défice orçamental e uma redução da almofada de liquidez via reservas externas, o que eleva o risco de uma depreciação mais pronunciada”.

O comentário dos analistas surge num contexto de enfraquecimento da moeda neste trimestre, apesar da fraqueza do dólar, da melhoria da avaliação do risco do país e da subida do preço das matérias primas, afirmam.

O metical continua a caminhar para o pior nível de sempre, no auge da crise da dívida oculta, em 2016, quando transacionou nos 78,5 meticais por dólar, concluem os analistas.

FONTEJornal Notícias
Artigo anteriorPutin diz estar pronto para restaurar relações com EUA
Próximo artigoEstirpe detetada no Brasil mais transmissível e ilude sistema imunitário