O Governo vai continuar a desencadear acções para assegurar mais doses de vacina contra a Covid-19, com vista à implementação do Plano Nacional de Vacinação que prevê abranger cerca de 17 milhões de pessoas.
A garantia foi dada, na segunda-feira (08), no Aeroporto Internacional de Maputo, pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, no acto da recepção de 484 mil doses de vacina Covishield da farmacêutica Serum Institute of India. Deste lote, 100 mil são donativo do Governo Indiano e as restantes chegam ao país no âmbito da iniciativa global Covax, através do qual se pretende assegurar o acesso equitativo e justo a imunizantes seguros e eficazes a todos os países.
Na sua intervenção, Do Rosário garantiu que as vacinas serão utilizadas de forma transparente e criteriosa, respeitando o plano de vacinação divulgado semana passada.
“Esta vacina, de marca Covishield, que acabamos de receber está a ser administrada em vários países da Europa, África, Ásia e América, com o objectivo de reduzir as formas graves e mortes por Covid-19”, sublinhou.
Presente no momento da chegada da vacina, o embaixador da União Europeia, António Gaspar, revelou que Moçambique vai receber, nos próximos meses, mais dois milhões de doses, no âmbito do mecanismo Covax.
“A meta é distribuir, até ao final do ano, dois mil milhões de vacinas no mundo. Até agora estão a ser mobilizados mais de 100 mil milhões de euros nesta iniciativa sem precedentes, pela sua rapidez e alcance. A comunidade internacional está unida para identificar vacinas disponíveis e seguras, organizando a maior campanha de imunização da história da humanidade”, acrescentou.
A coordenadora residente das Nações Unidas, Myrta Kaulad, referiu, por seu turno, que as mulheres e seus filhos foram desproporcionalmente afectados pela crise gerada pela pandemia da Covid-19, tendo que enfrentar dificuldades enquanto cuidam e educam as crianças em casa.