Nacional Segunda chamada dos exames finais inicia com dois mil alunos em Maputo

Segunda chamada dos exames finais inicia com dois mil alunos em Maputo

Arrancaram, na segunda-feira (08), em todo o país, os exames da segunda chamada para os alunos da 10ª e 12ª classes, que faltaram às provas na semana passada, por diferentes razões. Ao todo são dois alunos.

Dos dois mil alunos, 957 são da 10ª classe e 1.043 são da 12ª, segundo fez saber o director de educação na capital do país, Artur Dombo. Nos exames que decorreram semana passada, cerca de 28 mil alunos da 10ª classe estavam inscritos, tendo 25 mil realizado as provas.

Já para a 12ª classe, dos 23 mil alunos previstos, 20 mil foram examinados, esclareceu o dirigente. Entretanto, com as novas regras estabelecidas pelo Governo por conta da pandemia, nada está perdido uma vez que os “faltosos” têm uma segunda oportunidade para fazer o exame.

“Neste momento, decorre a segunda chamada, reservada apenas aos alunos da 10ª classe, que não puderam participar da primeira chamada por diversos motivos. Para a 12ª vão participar, igualmente, alunos externos que por algum motivo deixaram uma ou duas cadeiras nos anos anteriores”, referiu Artur Dombo. Apesar da oportunidade dada pelas autoridades da Educação, alguns alunos voltaram a faltar aos exames.

Recomendado para si:  CTA sequestro de empresário português e alerta para insegurança no país

Balanço preliminar dos exames realizados esta segunda-feira indica que, dos 285 alunos inscritos nos 34 centros, 174 é que realizaram as provas de português. Na disciplina de biologia, apenas 79, dos 127 alunos inscritos.

“Para a 12ª classe, na disciplina de português, nos 20 centros que temos, estavam inscritos 157 alunos. Destes, 138 fizeram o exame. Para filosofia, tínhamos 140 candidatos e 130 é que fizeram o exame”.