Sociedade Inhambane introduz testes rápidos para pacientes com sintomas que sugerem COVID-19

Inhambane introduz testes rápidos para pacientes com sintomas que sugerem COVID-19

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Submeter-se ao teste da COVID-19 numa unidade sanitária na cidade de Inhambane pode durar menos de cinco minutos. Mas a espera pelo resultado é longa e chega a levar 10 a 15 dias, ou mais. Aliás, alguns pacientes internados só receberam a confirmação da doença depois de vários dias no leito hospitalar.

E é pensando nesses casos que o Instituto Nacional de Saúde (INS) formou técnicos para fazer testes rápidos de antigénio. Segundo o director da instituição, Eduardo Samo Gudo, os testes estarão disponíveis apenas nos serviços de urgências das unidades sanitárias de referência, para pacientes com sintomas sugestivos à COVID-19, em estado grave ou moderado.

Samo Gudo explicou que o objectivo é garantir celeridade na tomada de decisões clínicas, em casos de pessoas que precisem de internamento, uma vez que a disponibilização dos resultados leva apenas 15 minutos. Reconhecendo que esta solução não resolve o problema, o INS está a instalar em Inhambane um laboratório para processar testes PCR.

As referidas instalações, com capacidade de processar 300 amostras da COVID-19 por dia, entrarão em funcionamento em Junho próximo.

Os testes rápidos de antigénio serão feitos apenas nas unidades sanitárias de referência, que são os que têm centros de isolamento transitórios.