Início Economia Covid-19: Aprovadas candidaturas a apoio à tesouraria em Moçambique

Covid-19: Aprovadas candidaturas a apoio à tesouraria em Moçambique

O Banco Nacional de Investimentos (BNI) moçambicano aprovou um total de 224 candidaturas de empresas para os 24 milhões de dólares (19 milhões de euros) disponibilizados em créditos especiais no contexto da pandemia de covid-19.

Os dados fazem parte do quinto relatório do Governo sobre a aplicação dos apoios recebidos pelos parceiros até final de 2020, publicado pelo Ministério da Economia e Finanças e ontem (23) consultado pela Lusa.

Os financiamentos para apoio à tesouraria das micro, pequenas e médias empresas foram suportados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) com 15 milhões de dólares e pelo Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) com nove milhões de dólares.

Os setores de maior destaque entre as propostas aprovadas são os do comércio (29%), avicultura e pecuária (16%), turismo (9%), indústria transformadora alimentar (8%) educação (6%) e agricultura (6%).

Um total de 199 projetos foram aprovados na zona sul do país, 132 no centro e 76 no norte.

“Do montante das propostas aprovadas, mais de metade já foi desembolsado aos beneficiários”, lê-se no documento, sendo que “as propostas aprovadas cujo valor ainda não foi desembolsado” aguardam apresentação de documentos pelos proponentes.

Moçambique tem um total acumulado de 599 mortes e 56.160 casos, 64% dos quais recuperados e 222 internados.

O impacto da covid-19 fez com que o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano regredisse 1,28% em 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano.

FONTELusa
Artigo anteriorBaixa com novos terminais de passageiros
Próximo artigoValas e bacias de retenção em limpeza na Machava