Sociedade Japão financia projectos comunitários em Sofala

Japão financia projectos comunitários em Sofala

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Um contrato de doação para a implementação dos dois projectos comunitários é assinado hoje, na cidade da Beira, e contará com a participação do Embaixador do Japão, Kimura Hajime, e do governador de Sofala, Lourenço Bulha.

O governo do Japão aprovou, recentemente, mais de 143,2 mil dólares (10,7 milhões de meticais), sob forma de donativo, para dois projectos comunitários na província.

Trata-se da melhoria de duas escolinhas no distrito de Caia e a reabilitação de uma escola secundária no distrito do Buzi.

Na vila sede de Caia, vão ser reabilitadas as escolinhas Miriam e Kukomerua, na vila sede.

“O principal objectivo é de proporcionar às crianças um ambiente de estabilidade e segurança, que seja próprio para desenvolvimento global e harmonioso de todas as suas capacidades psico-motoras”, refere a nota.

Este projecto irá beneficiar 240 crianças com idade pré-escolar, e custará pouco mais de 52,8 mil dólares (3,9 milhões de meticais) e será executado pelo Consórcio Moçambique.

Quanto ao projecto de Buzi, consistirá na reabilitação da Escola Secundária de Guara-Guara.

“É um projecto que procura mitigar os efeitos do ciclone Idai e prevê a reabilitação de sete salas de aulas e construção de balneários”, indica o comunicado.

Com a implementação deste projecto, espera-se melhorar o acesso a educação básica e de melhor qualidade, reduzir os índices de desistência escolar, “o que irá contribuir para a melhoria do ambiente de educação para cerca de 760 crianças e 26 professores’.

Para este projecto a ser implementado pela Associação ComuSanas, o valor doado é de 87,4 mil dólares (6,5 milhões de meticais).

Segundo um comunicado da embaixada nipónica em Maputo, o financiamento a estes projectos insere-se no âmbito do seu Programa de Assistência a Projectos Comunitários e Segurança Humana (APC).