Sociedade Inundações poderão afectar cerca de 30 mil pessoas na Província de Gaza

Inundações poderão afectar cerca de 30 mil pessoas na Província de Gaza

Mais de 30 mil pessoas poderão ser afectadas por inundações nas próximas 48 horas em cinco distritos da província meridional de Gaza, alertou na sexta-feira (29) a delegação do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD), nesta província.

Trata-se dos habitantes dos distritos de Chókwè, Guijá, Chibuto, Xai-Xai e Limpopo que estão na eminência de sofrer uma segunda vaga de inundações devido ao transbordo do rio Limpopo.

Segundo o delegado do INGD em Gaza, Manuel Machaieie, citado hoje pela AIM, a subida dos caudais do rio Limpopo resulta da chuva intensa provocada pela passagem do ciclone Eloise no Zimbabwe e África do Sul.

Por isso, o INGD alerta a população que vive nas zonas propensas a inundações, residentes nestes distritos, para se retirarem de modo a evitar a perda de vidas humanas e materiais.

“Gostaríamos de apelar as nossas comunidades para se retirarem das zonas muito baixas, estamos a dizer das zonas de risco”, disse Machaieie. “Retirarem os bens e os equipamentos agrícolas, incluindo motobombas, pois vezes sem conta se perdem”.

Recomendado para si:  Chuvas intensas em Nampula podem afectar mais de 1,5 milhão de pessoas

No caso de famílias com casas em zonas seguras, Machaieie recomenda para que evitem as zonas baixas.

Recomenda ainda para que prestem atenção as orientações divulgadas pelas autoridades, incluindo dos Comités de Gestão de Riscos de Desastres.

“Apelamos para que não sejamos resistentes para aquilo que é a recomendação dos comités e fazendo isso estaremos a evitar o impacto negativo das calamidades”, disse.