Internacional EUA anunciam sanções contra responsáveis tanzanianos

EUA anunciam sanções contra responsáveis tanzanianos

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O Governo dos Estados Unidos da América anunciou ontem, a aplicação de sanções contra responsáveis da Tanzânia acusados de “prejudicar as eleições gerais de 28 de outubro”, sendo estes alvos de restrições aos seus vistos.

“Na terça-feira (19), os Estados Unidos anunciam restrições aos vistos de responsáveis tanzanianos responsáveis ou cúmplices de prejudicar as eleições gerais de 28 de outubro na Tanzânia. As ações destes responsáveis subverteram o processo eleitoral, continuando a trajetória descendente da democracia deste país”, refere um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano.

O documento, que não especifica quem são os visados por estas sanções, assinala que observadores eleitorais e membros da sociedade civil “notaram amplas irregularidades” e “abusos e violações dos direitos humanos” antes, durante e após a ação eleitoral.

“Candidatos da oposição foram repetidamente desqualificados, assediados e detidos. Irregularidades significativas e amplas na votação, interrupções no acesso à internet, intimidação de jornalistas e violência pelas forças de segurança fizeram com que esta eleição não fosse livre ou justa”, sublinha o comunicado.

O Departamento de Estado dos EUA alerta que os líderes da sociedade civil continuam sob ameaça no período pós-eleitoral e que vários membros da oposição abandonaram o país, receando pela sua saúde.

“Apelamos ao Governo da Tanzânia para voltar atrás e responsabilizar os responsáveis por estas eleições defeituosas, violência e intimidação. Os Estados Unidos vão continuar a seguir de perto os desenvolvimentos na Tanzânia e não vão hesitar em tomar mais ações contra indivíduos cúmplices no enfraquecimento da democracia e na violação dos direitos humanos”, diz a nota.

Washington enfatizou que estas ações não são dirigidas ao povo tanzaniano, que elogiou pela sua participação pacífica e de boa vontade nas eleições gerais e comprometeu-se a trabalhar em conjunto com “todos aqueles empenhados em fazer avançar a democracia, os direitos humanos e o respeito mútuo”.

A oposição denunciou uma fraude maciça durante o escrutínio em que o Presidente tanzaniano, John Magufuli, foi oficialmente reeleito com 84% dos votos.

A oposição alegou que houve a rejeição de milhares de observadores eleitorais, um abrandamento maciço nos serviços de Internet e de mensagens de texto e o recheio de urnas.