Um cidadão moçambicano identificado pelo nome de António Ngwenha, 37 anos, encontra-se detido depois de confessar ter mantido relações sexuais com uma menor de 10 anos de idade, desde Novembro de 2018.
O criminoso confesso, que foi apresentado pelo Serviço de Investigação Criminal (SERNIC) em conferência de imprensa ontem, em Maputo, disse que, inicialmente, mantinha relações de “amizade” com a mãe da menor que actualmente tem 12 anos de idade.
Questionado se manteve relações sexuais à força com a menor, Ngwenha disse “violei”, afirmando ter perdido conta do número de vezes que molestou a menor.
“Não sei (quantas vezes). Eu tinha amizade com a mãe (da menor) daí que nos conhecemos toda a família dela”, afirmou.
O porta-voz do SERNIC, Leonardo Simbine, disse que as autoridades receberam uma denúncia da mãe da menor, e que todos os indícios recolhidos durante a perícia apontam Ngwenha como o autor material do crime.
“Estamos a falar de vestígios recebidos a partir do médico legista retiradas da menor, assim como os dados que foram recolhidos ao longo da investigação indicavam este cidadão como o autor material desta acção criminosa”, disse.
O porta-voz explica que a mãe da vítima decidiu denunciar o caso depois de aperceber de algumas deformações físico psicológicas na sua filha, incluindo nos órgãos genitais.
O porta-voz acrescentou que Ngwenha e a menor são vizinhos.
Aproveitou a ocasião para advertir os cidadãos sobre os riscos de deixar menores com indivíduos estranhos à família.