Sociedade Mão dura para os “car washes”

Mão dura para os “car washes”

A Falta de emprego formal no país obriga muitos jovens a reinventar-se para obterem sustento. A abertura dos chamados “carwashes” (estações de lavagem de viaturas) tem sido a opção de muitos, principalmente nos bairros das cidades de Maputo e Matola.

Estes locais foram surgindo como cogumelos em vários bairros, grande parte em locais impróprios, que não reúnem as condições mínimas de drenagem das águas. Outros ainda foram instalados em passeios e/ou nas proximidades das rodovias e logo que iniciam a sua actividade as águas são drenadas nas estradas, contribuindo para a sua degradação precoce.

Geralmente, a abertura de um “car wash” não observa nenhuma formalidade, bastando apenas construir uma rampa, canalizar água, adquirir os equipamentos e os produtos de lavagem.Os proprietários destes empreendimentos não eram obrigados a tramitar qualquer documento para a legalização.

Estas estações de lavagem e, noutros casos, de troca de óleos em viaturas ganharam espaço devido ao aumento do parque automóvel e por causa dos baixos preços que são praticados pelos serviços de lavagem,que variam de 150 a 400 meticais por viatura.

Recomendado para si:  Moçambique intensifica combate à exploração ilegal de madeira

A situação é completamente contrária para os médios e grandes operadores, cujos empreendimentos estão localizados no centro da cidade e são obrigados a ter uma licença, pagando as respectivas taxas e impostos.

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo está, por isso, a exigir a regularização de todos os “car washes”Mas antes será feita uma inspecção para avaliar as condições existentes nos locais onde estão implantados.Se não estiverem instalados em locais apropriados, os estabelecimentos poderão ser encerrados.

O que se pretende, tal como apurou o “Notícias” de fontes da autarquia, é que os “car washes” estejam bem localizados, de modo a não ferirem a postura camarária

Destaques da semana