Especialistas consideram que o acidente pode ter sido causado por uma baleia que terá saído da rota, sendo depois seguida pelas restantes.
As autoridades do Sri Lanka consideraram um sucesso a operação de resgate de cerca de 120 baleias encalhadas na costa desde segunda-feira e devolvidas ao mar por centenas de voluntários coordenados pela Marinha.
“Conseguimos salvar estes animais porque todos atuaram a tempo e a operação foi um sucesso”, disse o porta-voz da Marinha do Sri Lanka, Indika de Silva.
Este foi um dos incidentes mais graves do género registados na ilha e, embora pelo menos quatro animais tenham morrido, as autoridades sublinham que a situação poderia ter sido muito pior.
Moradores de Panadura Beach, na costa oeste do Sri Lanka, a cerca de 30 quilómetros de Colombo, descobriram dezenas destes mamíferos marinhos na areia durante a tarde de segunda-feira.
Apesar de a região estar sob rígidas restrições para controlar a disseminação de Covid-19, centenas de voluntários juntaram esforços para resgatar as baleias encalhadas, tendo sido liderados pela guarda costeira e pela Marinha.
“Não foi uma tarefa fácil, as ondas vinham com força e era difícil devolver as baleias a águas profundas”, contou um dos voluntários de Panadura, Madhuka Sandun.
De acordo com Sandun, que garantiu ter sido a primeira vez que viu baleias na área, a maioria dos animais estavam em boas condições físicas e com vontade de regressar ao mar.
Foi uma experiência nova para mim, fizemos tudo o que pudemos para salvar estes animais”.
As águas do Sri Lanka são o lar de baleias-piloto, uma espécie que pode ser encontrada em outras partes do mundo, já que se dá bem tanto nos trópicos como em águas temperadas, sendo frequentemente afetada pelo sonar de barcos pesqueiros.