Os três distritos conquistaram o prémio num concurso promovido pela edilidade que se enquadra nas festividades da elevação de Maputo à categoria de cidade, efeméride que se assinala amanhã, 10de Novembro.
Sexta-feira (06) houve a entrega simbólica de kits de limpeza aos vereadores e representantes dos distritos premiados.
Intervindo durante o evento, o vereador do pelouro para Mobilidade de Transportes e Trânsito do Conselho Municipal de Maputo, José Nicol’s, disse que o gesto visa estimular os vereadores distritais, incluindo os munícipes, a continuarem com as campanhas de limpeza nos respectivos distritos.
Nicol’s desafiou a todos os munícipes, incluindo os vereadores distritais, a avançarem com mais concursos na perspectiva de melhorarem a gestão de resíduos sólidos urbanos.
“Ao promover o concurso ‘distrito mais limpo’, o município de Maputo esteve ciente de que a dinamização da limpeza de forma sustentável, através do envolvimento dos munícipes, constitui uma forma de educação para a atenção de todos ao processo de melhorias de habitações e do meio ambiente”, sublinhou.
Por isso, as acções e jornadas de limpeza levadas a cabo nos bairros, de acordo com o vereador, devem continuar como uma forma de viver dos munícipes.
O concurso obedeceu ao número de campanhas de limpeza realizadas, de sensibilização e de educação ambiental, o nível de participação dos munícipes nas campanhas, bem como a redução das lixeiras informais.
Os distritos fizeram relatórios mensais acompanhados de fotografias e vídeos, como forma de confirmar a realização das acções de limpeza.
“A premiação que foi feita constitui um testemunho do nosso desiderato de juntos txunamos Maputo”, disse Nicol’s.














