Sociedade País: Inicia relaxamento de algumas medidas de controlo da propagação da Covid-19

País: Inicia relaxamento de algumas medidas de controlo da propagação da Covid-19

Moçambique inicia, esta terça-feira 18, o relaxamento de algumas medidas de controlo da propagação da Covid-19, com a retoma de alguns sectores de actividade.

Manica:

A governadora de Manica, Francisca Tomás, insta os gestores das instituições públicas e privadas a reforçarem as acções de prevenção da covid-19, a partir desta semana em que se inicia o relaxamento de algumas medidas de controlo.

Sofala:

Em Sofala ainda não há condições para a retoma, esta semana, de cultos colectivos. Quem o diz é o director dos serviços provinciais da Justiça e Trabalho, Mário Xavier.

Ao todo oito confissões religiosas já foram inspeccionadas e nenhuma reúne as condições para a reabertura.

Mário Xavier apontou várias anomalias detectadas que vão desde a falta de água e de material de higienização até a ausência de garantia de distanciamento físico nos locais de culto.

“Já deixamos recomendações, iremos fazer a devida fiscalização em todas as igrejas da província” disse.

Os líderes religiosos garantem estar empenhados na criação de condições, mas queixam-se de haver muitos requisitos para a retoma de cultos.

Recomendado para si:  KaTembe: Jovem de 31 anos morre carbonizado após ataque de criminosos

O governo tem que ter uma ponderação em algumas outras coisas. Temos zonas rurais, para além disso a preparação da igreja neste momento pode ser ineficaz porque a igreja já esteve 4 meses sem colecta financeira, algumas condições são criadas a custo do próprio pastor” frisou.

Na província de Sofala há mais de duzentas confissões religiosas não licenciadas, cuja reabertura está para já proibida.

O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos já alertou que não vai tolerar casos de confissões religiosas que não observarem os protocolos sanitários para a realização de cultos.