Economia EDM precisa de 167 milhões de dólares para completar electrificação de zonas...

EDM precisa de 167 milhões de dólares para completar electrificação de zonas rurais

Do total de 416 sedes de postos administrativos do país, 135 ainda não têm energia elétrica, mas “não há dinheiro” para avançar com o projeto de expansão, disse Joaquim Ou-Chim, administrador da EDM.

Das 135 sedes administrativas que ainda não têm energia no país, 94 vão ser ligadas à “rede elétrica nacional”, mas há outros 41 postos que serão alimentados por centrais solares autónomas por localizarem-se longe da rede de energia do país.

A ligação através da rede nacional vai custar 120 milhões de dólares (102 milhões de euros), enquanto a estratégia das pequenas centrais solares está orçada em 47 milhões de dólares (40 milhões de euros) e é conduzida pelo Fundo Nacional de Energia.

“Parte do valor já está assegurado e vai ser usado numa primeira fase em que se espera abranger 25 sedes de postos administrativos [que serão ligados à rede elétrica nacional], dos quais cinco neste ano e os restantes em 2021. Para os restantes vamos mobilizando fundos, afinal é muito dinheiro”, declarou Joaquim Ou-Chim.

Recomendado para si:  Moçambique e Argélia firmam parceria estratégica no sector energético