Internacional Ciclone Laura sobe para categoria 4 e autoridades dos EUA prevêem catástrofe

Ciclone Laura sobe para categoria 4 e autoridades dos EUA prevêem catástrofe

Um Ciclone de categoria 4 pode provocar danos tão catastróficos que as redes de distribuição eléctrica poderão levar meses a reparar e vastas áreas poderão ficar inabitáveis durante semanas ou meses.

O furacão Laura aumentou esta quarta-feira significativamente de intensidade, já com a categoria 4, com as autoridades norte-americanas a temerem que se torne um fenómeno “extremamente poderoso e catastrófico” quando atingir os Estados do Texas e de Louisiana.

As autoridades dos dois Estados norte-americanos já pediram a população que reside nas faixas costeiras para abandonarem a região “antes que se seja tarde”.

As imagens de satélite mostram a intensificação do Laura, que se transformou num “furacão formidável”, capaz de destruir habitações e de inundar comunidades inteiras assim que surja a chuva, que poderá atingir os 6,10 litros por metro quadrado”, indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla inglesa).

“Nalgumas áreas, quando acordarem na quinta-feira de manhã, ninguém vai acreditar no que se passou. Podemos ver picos de 4,75 litros de chuva por metro quadrado”, indicou esta quarta-feira Stacy Stewart, especialista sénior no fenómeno.

“O que não vier abaixo com o vento poderá facilmente derrubado pela subida das águas do oceano, que serão empurradas para terra”, acrescentou,

Recomendado para si:  Detidos quatro suspeitos de caça furtiva em Gaza

O furacão Laura aumentou 70% de intensidade em menos de 24 horas até atingir a categoria 3 e o vento registado esta quarta-feira de manhã a atingir rajadas contínuas de cerca de 205 quilómetros por hora.