Sociedade Reitor da UP Maputo diz que o regresso às aulas não pode...

Reitor da UP Maputo diz que o regresso às aulas não pode ser “aventura”

O reitor da Universidade Pedagógica de Maputo (UP Maputo), Jorge Ferrão, afirmou na terça-feira 28, que o regresso às aulas não pode ser uma “aventura”, muito menos “brincar-se com saúde das pessoas”.

Com a reabertura do ano lectivo à porta, as universidades públicas em Moçambique têm agendado para primeira semana de Agosto próximo, uma reunião de concertação para acelerar o regresso.

Recorda-se, que as escolas foram encerradas há cerca de quatro meses devido a propagação da pandemia da COVID-19.

Entretanto, o reitor da Universidade Pedagógica de Maputo (UP Maputo), Jorge Ferrão, defendeu que a retoma às aulas no ensino superior “não deve ser uma aventura e brincar-se com a saúde das pessoas”.

“É preciso observar todas condições de segurança sanitária. Nós estamos preparados, mas dependemos do aval a nível superior (Levantamento de restrições por parte do Governo)”, disse Jorge Ferrão.

Em relação a UP Maputo em particular, o académico e antigo ministro da Educação revelou que a sua instituição vai priorizar os estudantes de pós-graduação, defesa e monografia.

Recomendado para si:  População de Boane captura ladrões de gado durante tentativa de roubo

Jorge Ferrão falava aquando da apresentação do primeiro lote de álcool gel, produzido pelo laboratório químico da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo.

Segundo o director da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da UP Maputo, Armindo Monjane, recorreu-se ao melaço e folhas de eucalipto para produzir o álcool gel.

A cerimónia foi igualmente marcada pela oferta de termómetros laser, pela seguradora estatal Emose e álcool-gel à Escola Secundária da Munhuana.

Destaques da semana