O Presidente da República, apresentou nesta quinta-feira 30, em Tete, o Programa Sustenta, que visa desenvolver o sector agrário. De acordo com o Presidente Nyusi, é um programa, que junta os Moçambicanos do Rovuma ao Maputo, perto do seu Governo, para mais uma vez afirmar que só com o trabalho, Moçambique será resiliente.

A iniciativa que pretende criar um impacto no desenvolvimento da agricultura familiar, vai beneficiar a famílias rurais, pequenos agricultores, pequenas e médias empresas de agro-processamento e as Instituições Governamentais locais.

Os contemplados irão beneficiar de capacitação, apoio a produção, acesso a financiamento, e melhoria dos serviços de extensão agrícola, entre outros.

Resultado desde 2017, de acordo com o Presidente Nyusi, assistiu-se a um aumento significativo da produção e produtividade das principais culturas, o que permitiu a duplicação da renda familiar em cerca de 78% dos beneficiários proporcionando bom retorno dos financiamentos conseguidos. O que ajudou a alavancar a economia das comunidades locais.