O país  ultrapassou a barreira dos mil casos de infecção pelo novo coronavírus com o registo nas últimas 24 horas de mais  25 novos casos da Covid-19.

 Neste momento Moçambique regista um cumulativo 1.012 casos positivos da doença.

A informação foi avançada, esta segunda-feira pela directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, no habitual briefing de actualização de dados sobre a Covid-19.

Os casos novos hoje reportados são todos de nacionalidade moçambicana. Os mesmos resultam da vigilância nas unidades sanitárias e do rastreio de contacto de casos positivos.

“ Temos 1 caso na província do Niassa, cidade de Lichinga;  3 casos de Cabo Delgado, cidade de Pemba ; 05 na província de Nampula, 2 na cidade de Nampula,1 em Nacala e 2 no distrito de Mogovolas; 01 da província de Tete que é do distrito de Cahora bassa; temos 03 casos da província de Gaza, 2 da cidade de Xai-Xai e um de Chókwè; 01 caso na província de Maputo, cidade da Matola e finalmente temos 11 casos na cidade de Maputo destes, 7 resultam da vigilância activa nas unidades sanitárias e 4 provém do rastreio dos contactos de casos positivos que também já reportamos”, disse.

Os casos encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos.

Moçambique continua com um cumulativo de 26 indivíduos internados devido a COVID-19. Destes, 6 continuam sob cuidados hospitalares. Os indivíduos que se continuam internados, tem patologias crónicas diversas, associadas à COVID-19.

Rosa Marlene referiu ainda que nas últimas 24 horas houve registo de mais sete casos totalmente recuperados da COVID-19, sendo seis na província de Cabo Delgado e um na província de Maputo.

Assim, o País conta actualmente, com duzentos e setenta e sete pacientes totalmente recuperados, oito óbitos devido a COVID-19 e dois óbitos por outras causas.