Sociedade Antigo edil de Massinga acusado de desvio de mais de dois milhões...

Antigo edil de Massinga acusado de desvio de mais de dois milhões de meticais

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O esquema de desvio de dinheiro público foi executado por seis pessoas, das quais cinco são servidores públicos, incluindo o antigo edil e mais um vereador.

Segundo Katia Mussa, do Gabinete Provincial de Prevenção e Combate à Corrupção em Inhambane, as investigações revelaram um esquema fraudulento, em que foram simulados pagamentos de indemnizações a um cidadão residente em Massinga, que supostamente teria cedido um espaço ao Município de Massinga para construção de uma escola e casas para os membros da Assembleia Municipal.

Outro esquema usado pelo quarteto, foi o pagamento indevido de mais de 200 dias de alojamento a um grupo de formadores, que na verdade ficou 90 dias, menos da metade do que realmente foi pago.

Com o esquema, o grupo lesou o estado em mais de Dois milhões de meticais e desse valor, apenas 15 mil meticais foi recuperado.

Por outro lado, três funcionários da Direcção Provincial de Saúde em Inhambane, estão também a responder na justiça por envolvimento num esquema que lesou o estado em mais de 4 milhões de meticais.

Este grupo permitiu o uso indevido de mais de 106 mil litros de combustível, emitido senhas sem no entanto registar em livro próprio daquela instituição, as requisições feitas. Com esta acção o estado ficou prejudicado em mais de 4 milhões de meticais.

Ainda segundo Katia Mussa, uma funcionária daquela instituição fez-se passar por técnica superior, quando na verdade ela era técnica administrativa de novel médio. A referida funcionaria auferiu indevidamente desde 2016 até o presente ano, salários de um técnico superior.

Todos os processos já foram acusados pelo ministério público e correm trâmites no tribunal