Dois irmãos da família Nhavotso foram assassinados junto ao mercado Luís Cabral na periferia da cidade de Maputo. O facto deu-se na sequência de um assalto onde um foi alvejado pelos meliantes e o outro irmão que o tentava socorrer também foi atingido por um tiro e perdeu a vida um dia depois no hospital.
O vídeo amador que testemunhas fizeram logo após a acção dos bandidos revela várias cápsulas que não deixam dúvidas, houve disparos neste local. As vítimas, os irmãos Nhavotso tinham, neste lugar, a sua fonte de renda. Porém, no final da tarde de Terça-feira, os lucros do trabalho atraíram os ladrões que não levaram apenas o dinheiro mas também tiraram a vida dos jovens Osvaldo e Alberto Nhavotso.
São 2 irmãos que perderam a vida de forma bárbara, facto que provoca uma grande indignação no seio dos familiares, amigos e colegas de trabalho.
Osvaldo Nhavotso, a vítima que perdeu a vida à porta do mercado, era conhecido como um jovem calmo, estudioso e simpático. Um homem que deixa viúva e uma criança menor de idade, esta foi a sua última fotografia de perfil nas redes sociais.