Mais quatro indivíduos nacionais tiveram resultado positivo para a infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o que eleva de 115 para 119 o número de casos desta doença no nosso país.
Os quatro casos novos, dois apresentam sintomas leves e os outros nenhum, resultam da vigilância activa de rotina em curso nas unidades sanitárias, na qual são recolhidas amostras para a testagem em indivíduos que apresentam sintomas de infecções respiratórias, entre outras doenças suspeitas.
Este facto foi revelado na tarde de hoje por, Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, em conferência de imprensa que teve lugar na Presidência da República, onde o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, fez uma Comunicação à Nação, na qual analisou o cumprimento das medidas impostas pelo Estado de Emergência durante os primeiros 15 dias de prorrogação.
“Resumindo, o nosso país passa a contar com 119 casos positivos para a Covi-19 e continuamos com 42 indivíduos completamente recuperados da infecção da doença”, disse.
No período em análise foram testadas 242 amostras de casos suspeitos colhidas na província de Maputo (81), cidade de Maputo (75), Sofala (67), Cabo Delgado (18) e uma em Gaza, apresentou a fonte.
“Trata-se de uma mulher de 33 anos de idade da cidade de Maputo; dois homens da vila de Búzi, província de Sofala, de 29 e 32 anos de idade, que foram deportados da República da África do Sul; e, por fim, um homem da vila de Palma, de 40 anos de idade”, detalhou.
Neste momento temos 80 casos positivos na província de Cabo Delgado, 23 na cidade de Maputo, seis em Sofala, oito na província de Maputo e dois em Inhambane.
As autoridades da Saúde continuam a apelar aos cidadãos para observarem as medidas de prevenção da contaminação pelo novo coronavírus, nomeadamente o distanciamento social, uso adequado das máscaras, desinfecção ou lavagem das mãos com água e sabão ou cinza, etiqueta da tosse e permanência em casa.