Nos Estados Unidos da América os primeiros testes em humanos de uma vacina contra o coronavírus tiveram resultados positivos. É um sinal de esperança, de que a cura para a Covid-9 pode estar próxima.
Enquanto o Coronavírus continua a disseminar-se, países do mundo ficam cada vez mais ansiosos pela descoberta de um fármaco ou uma vacina que possa por fim a toda esta crise. Enquanto isso, equipes de cientistas do mundo inteiro trabalham rapidamente para encontrar uma vacina que possa acabar com a pandemia.
O desenvolvimento de uma vacina pode por vezes levar décadas, no entanto especialistas afirmam que os cientistas estão a trabalhar a toda a velocidade sendo este um verdadeiro marco.
No entanto, depois de apenas 3 meses, entre as mais de 90 equipes científicas que trabalham com uma vacina contra a Covid-19, já existem 6 candidatas que atingiram uma meta importante nesta corrida: testes em humanos.
Entre as 6 candidatas, encontra-se a Moderna Inc que informou esta segunda-feira que a sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou potencial em um estudo de estágio inicial, já que produziu anticorpos neutralizadores do vírus semelhantes àqueles encontrados em pacientes recuperados, o que fez o preço das acções dispararem 25%.
Nos EUA bem como na China, mais de 2 empresas testaram vacinas esperando os seus resultados positivos.
No mesmo dia em que a Moderna iniciou os seus testes em humanos, a 16 de Março, a empresa chinesa de biotecnologia CanSino Biologics na China, iniciou a deles.Sua vacina AD5-nCoV usa uma versão de um adenovírus, o vírus que causa a gripe comum, como vector. Esse vector transporta o gene da proteína da superfície do coronavírus e, assim, tenta provocar a resposta imune para combater a infecção.
O primeiro ensaio clínico na Europa começou em 23 de Abril, testando a vacina desenvolvida pela equipe do Instituto Jenner da Universidade de Oxford, Inglaterra.É uma vacina recombinante semelhante à da empresa chinesa CanSino. Mas a equipe de Oxford está usar uma versão atenuada de um adenovírus.
Enquanto não se descobre a solução para acabar com a pandemia, especialistas apelam a população para continuar a seguir à risca as medidas de prevenção para evitar mais contaminações e para que rapidamente se possa voltar ao que era conhecido como vida normal.