Destaque Mocímboa tomada por atacantes que incendiaram casas e instituições do Estado

Mocímboa tomada por atacantes que incendiaram casas e instituições do Estado

A sede da vila de Mocímboa da Praia, na província moçambicana de Cabo Delgado, foi tomada de assalto na madrugada de desta segunda-feira, 23, por um grupo de insurgentes, na sequência da onda de ataques que há cerca de três anos aterrorizam aquela região.

A ocupação da sede da vila foi confirmada no início da manhã pelo porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Orlando Modumane, em conferência de imprensa em Maputo.

“Hoje, houve um ataque as 4.30 minutos (horas de Maputo) onde os malfeitores tomaram a vila sede de Mocímboa da Praia, atacaram inclusive o quartel das Forças de Defesa e Segurança e içaram a bandeira deles”, explicou Modumane.

Mais tarde, o comandante geral da PRM, Bernardino Rafael, também confirmou o assalto e disse que decorrem intensos combates para recuperar o controle da vila.

As autoridades não avançam mais detalhes, contudo, informações no terreno indicam que há muitas casas incendiadas e instituições públicas e privadas, também foram visadas pelos atacantes.

Recorde-se que Mocímboa da Praia foi o ponto de entrada dos insurgentes, quando iniciaram as suas ofensivas, em 2017.

Desde então, mais de 300 pessoas morreram e mais de mil foram obrigadas a fugir das suas casas.