Os idosos reclamam da falta de atendimento prioritário nos serviços públicos, em Moçambique. Destacam as unidades sanitárias e transporte público, como os sectores onde mais enfrentam dificuldades para o acesso prioritário ao atendimento.
Os idosos apontam os mais jovens como sendo insensíveis às dificuldades impostas pela chamada terceira idade.
A inquietação foi manifestada, em Maputo, durante o encerramento da primeira fase do projecto denominado Ndzuluka, financiado pela União Europeia, com o propósito de reactivar a terceira idade, através da prática de exercícios físicos e cuidados de saúde.
Na ocasião, a representante da Associação da Mulher e Desenvolvimento – Ndzuluka, Maria Helena Sitoe, reconheceu que a pessoa idosa não é socialmente valorizada e apelou à aplicação da lei como forma de reverter este quadro discriminatório.
Quanto ao projecto, os idosos aproveitaram para pedir a sua manutenção, por concordarem que tem estado a contribuir para devolver-lhes a alegria de viver.
O projecto Ndzuluka encerrou
















