Sociedade Meio Ambiente INAM prevê chuvas intensas para zona Centro do país

INAM prevê chuvas intensas para zona Centro do país

As províncias de Sofala e Zambézia serão fustigada por chuvas intensas a partir de sábado (18) segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, que recomenda as populações que vivem nas proximidades dos rios a tomar medidas precaução.

O Instituo Nacional de Meteorologia prevê chuvas fortes a moderadas para as regiões do centro e norte do país com maior intensidade nas províncias de Sofala e Zambézia, devido a influência de baixas pressões, nas próximas 48 horas.

Face a esta ocorrência, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades já está no terreno a evacuar as famílias das zonas de risco para locais seguros e está a alocar meios de salvamento.

Em comunicado, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos avisa que nas próximas 48 horas poderá ocorrer inundações na bacia hidrográfica de Licungo nos distritos da Maganja da Costa e Namacurra o que vai condicionar a transitabilidade entre os distritos de Lugela-Milange, Namacurra-Maganja da Costa.

Também prevê-se que as cidades da Beira, Quelimane e município de Dondo fiquem em alerta. Embora com pouco impacto são também previstas chuvas, acompanhadas de trovadas e ventos fortes, nas províncias de Maputo e Gaza a partir de sábado.

O País