Internacional Debandada em enterro de Soleimani faz pelo menos 35 mortos no Irão

Debandada em enterro de Soleimani faz pelo menos 35 mortos no Irão

Ocorreu uma debandada na procissão fúnebre do general Qassem Soleimani, o comandante da força de elite iraniana Al-Quds, morto na passada sexta-feira numa operação de retaliação dos Estados Unidos, e segundo a televisão estatal iraniana há registo de pelo menos 35 mortos.

O incidente terá ocorrido na cidade natal de Soleimani, em Kerman, no sul do Irão.

A estação de televisão, citada pela Associated Press, refere que os serviços de emergência iranianos registam ainda pelo menos 48 feridos.

A procissão em Teerão, na segunda-feira, atraiu milhares de pessoas à capital, ocupando várias ruas principais e secundárias.

Recorde-se que a escalada de tensão teve início quando o general Qassem Soleimani morreu na sexta-feira num ataque aéreo contra o carro em que seguia, junto ao aeroporto internacional de Bagdad, ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O ataque ocorreu três dias depois de um assalto inédito à embaixada norte-americana que durou dois dias e só terminou quando Trump anunciou o envio de mais 750 soldados para o Médio Oriente.

Recomendado para si:  Desabamento em mina de coltan na RDC pode ter causado até 300 mortos

O Irão prometeu vingança e anunciou no domingo que deixará de respeitar os limites impostos pelo tratado nuclear assinado em 2015 com os cinco países com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas – Rússia, França, Reino Unido, China e EUA – mais a Alemanha, e que visava restringir a capacidade iraniana de desenvolvimento de armas nucleares. Os Estados Unidos abandonaram o acordo em maio de 2018.

No Iraque, o parlamento aprovou uma resolução em que pede ao Governo para rasgar o acordo com os EUA, estabelecido em 2016, no qual Washington se compromete a ajudar na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico e que justifica a presença de cerca de 5.200 militares norte-americanos no território iraquiano.

Notícias ao Minuto

Destaques da semana