Inicia de 1 de Dezembro até 31 Março o período de proibição para captura, comercialização e venda de camarão e caranguejo nas aguas nacionais. Muitos vendedores destes mariscos dizem que não estão preparados para o período de veda.
O apetite deverá ser mais controlado dentro de dias com o início a 01 de Dezembro da proibição de captura de camarão e caranguejo.
O momento é de preparar o stock, Stock que este ano vai ficar comprometido, pois os vendedores dizem que não conseguiram quase nada.
Alegam que a veda chegou mais cedo e pegou de surpresa muitos vendedores. Os consumidores, alguns procuram comprar o que podem para conservar e continuar a degustar por algum tempo.
As autoridades das pescas revelam que o camarão e o caranguejo estão a escassear sobretudo na baía de Maputo daí que, para permitir a reprodução, prolongou-se o período defeso que passa agora para 4 meses.
Anualmente o país perde milhões de dólares devido a pesca ilegal do camarão. Intensificar a fiscalização é aposta do sector das Pescas no país.
Miramar