Destaque Explosão de botijão de gás em comboio mata mais de 70 no...

Explosão de botijão de gás em comboio mata mais de 70 no Paquistão

Ao menos 70 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas depois de um botijão de gás explodir em um trem no sul do Paquistão, na quinta-feira (31).

A maioria das vítimas teria pulado do comboio em movimento para tentar fugir das chamas.

Informações iniciais apontam que dois fogões a gás causaram a explosão durante o preparo do almoço, de acordo com o ministro dos Transportes Ferroviários paquistanês, Sheikh Rashid Ahmad. Embora proibidos, os cilindros de gás são usados por passageiros em viagens longas para preparar refeições.

O primeiro-ministro, Imran Khan, já determinou a abertura de inquérito para apurar as causas do incêndio.

“Dois fogões explodiram quando as pessoas estavam tomando café da manhã. A presença de querosene com os passageiros no trem em movimento espalhou ainda mais o fogo”, disse o ministro das Ferrovias Sheikh Rashid Ahmed à rede de televisão Geo.

A explosão ocorreu às 6h30 (hora local), quando o trem estava perto da cidade de Rahim Yar Khan. O trem viajava entre Karachi e Rawalpindi, e levava um grande número de peregrinos a caminho de um festival religioso próximo à cidade de Lahore. Foi o pior desastre no sistema ferroviário do Paquistão em quase 15 anos.

Muitos passageiros se salvaram porque conseguiram saltar do trem para escapar do incêndio, disse o ministro das Ferrovias. O trabalho de resgate continua no local, com equipes militares e médicos.

Metrópoles