Internacional Bolsonaro pede recontagem de votos na Bolívia

Bolsonaro pede recontagem de votos na Bolívia

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Enviado especial a Abu Dhabi — O convite do presidente boliviano, Evo Morales, para que Brasil e outros países sul-americanos participem de uma auditoria nas eleições do país andino não convenceu o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Em viagem oficial aos Emirados Árabes Unidos, o mandatário brasileiro disse, no domingo (27), que apoia uma recontagem de votos após a polémica confirmação da reeleição de Morales, resultado que o Brasil não reconheceu.

“A OEA [Organização dos Estados Americanos], no meu entender, tomou uma decisão acertada pedindo a recontagem dos votos”, disse Bolsonaro. A decisão da entidade que reúne os países das Américas foi de cobrar que a reeleição não seja reconhecida e que Morales dispute um segundo turno com o candidato Carlos Mesa. O opositor obteve 36% dos votos, contra 46,8% do actual presidente, segundo a contagem oficial.

Bolsonaro disse desejar que Brasil e Bolívia mantenham a condição de amizade e parceria. “Até porque temos negócios com eles, especialmente na área do gás”, explicou.

O presidente brasileiro alertou, porém, que não abre “mão da questão democrática”, sem entrar em detalhes sobre que atitude pode tomar se Morales não ceder.

Questionamentos

A OEA observou as eleições bolivianas e tem alertado para problemas, como o uso da estrutura governamental na campanha de Evo, além de mostrar desconfiança sobre o processo de contagem dos votos.

“Toda eleição deve ser regida pelos princípios de certeza, legalidade, transparência, equidade, independência e imparcialidade. A Missão verificou que vários desses princípios foram violados por diferentes causas ao longo deste processo eleitoral”, afirmou o responsável pelo Departamento para Observação Eleitoral da OEA, Gerardo de Icaza, na última semana.

Os questionamentos sobre o processo eleitoral boliviano têm partido de vários actores políticos. Até mesmo a União Europeia apoiou o pedido da OEA pela realização do segundo turno.

Por enquanto, o isolado Evo Morales continua resistindo. Segundo ele, uma nova disputa poderia ocorrer se a auditoria idealizada por ele confirmasse a fraude.

Metrópoles