Sociedade Moçambique: Perto de treze milhões de eleitores registados

Moçambique: Perto de treze milhões de eleitores registados

Moçambique registou 12,9 milhões de eleitores para as eleições gerais de 15 de Outubro de 2019, equivalente a pouco mais de 91% da meta inicial, anunciou ontem (25) o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE).

“Este recenseamento inscreveu 7,3 milhões que se juntam aos 6,8 registados em 2018, totalizando 12,9 milhões de eleitores, o que corresponde a 91,3% da meta”, disse Paulo Cuinica, porta-voz da STAE, em conferência de imprensa realizada hoje em Maputo.

A meta do STAE era chegar a um total de 14 milhões de cidadãos inscritos para votar nas eleições autárquicas de 2018 e para as presidenciais de 2019.

A administração eleitoral diz que em termos de inscrições, o recenseamento eleitoral de 2019 é o segundo maior, depois do processo que a instituição levou a cabo em 2009.

Ainda assim, 1,2 milhão de pessoas ficaram fora do processo de recenseamento eleitoral.

Os órgãos eleitorais entendem que os ciclones e os ataques no centro e norte do país não tiveram influência negativa no recenseamento eleitoral.

O processo de recenseamento foi prejudicado por avarias de máquinas de registo, falta de energia eléctrica, falta de tinteiros de impressoras, entre outros constrangimentos e irregularidades, de acordo com organizações não-governamentais moçambicanas que tem feito a respectiva observação.

O recenseamento para as eleições gerais em Moçambique terminou no dia 30 de Maio.

Pela primeira vez, além de escolherem a composição do parlamento e o Presidente da República, os moçambicanos vão eleger os governadores das 11 províncias do país, que deixam de ser nomeados pelo poder central.

As eleições gerais – legislativas, presidenciais e provinciais – estão marcadas para 15 de Outubro, marcando assim o término do ciclo eleitoral 2018/2019, que começou com as eleições autárquicas a 10 de Outubro do ano passado.

RM