O Presidente da República inaugurou uma nova embarcação com capacidade para 156 passageiros e cinco toneladas de carga que vai garantir viagens durante cinco dias por semana, de Maputo para Ilha de Inhaca e vice-versa. Filipe Nyusi apela para conservação e rentabilização do único barco que vai ligar a capital a Ilha.

Ka Nyaka é o nome da embarcação que inaugura nova página no transporte marítimo de pessoas e bens para o arquipélago de Inhaca. Este barco foi adquirido na Grécia, custou ao Estado três milhões de dólares americanos o equivalente a cerca de 178 milhões de meticais. No acto inaugural antecedido da cerimónia “kupalha”, o Presidente da República apelou para maior rentabilidade deste meio de transporte e que o mesmo não seja um fardo para o Governo.

Equipada com toda tecnologia necessária para a navegação marítima, a embarcação “Ka Nyaka” conta com três classes a VIP, Executiva e Económica. Na classe VIP a passagem custará 400 meticais e nas outras duas paga-se 280 meticais para uma viagem que poderá durar o máximo de 1hora e meia. Nyusi quer a observância rigorosa de toda a manutenção do barco para garantir a sua longevidade.

A alocação desta embarcação é a resposta que o Governo dá a solicitação que a população fez aquando da visita que o presidente da República efectuou ao distrito municipal Nyaka, em 2016.

O País