Curiosas Homem de 69 anos detido por ajudar mulher a morrer

Homem de 69 anos detido por ajudar mulher a morrer

Um homem que ajudou a mulher a pôr fim à vida foi detido em Madrid. Ángel Hernández, de 69 anos, foi preso por cumprir a vontade da mulher, María José Carrasco, de 61 anos, 30 dos quais a sofrer a deterioração progressiva e debilitante da esclerose múltipla.

Nos últimos meses estava praticamente paralisada, com dificuldades respiratórias graves, quase cega e surda devido à doença. “Quero o final o quanto antes”, disse, em outubro de 2018, ao ‘El País’.

Apesar disso, receava as consequências para o marido caso a ajudasse. “Ele não tem medo, mas eu tenho”, afirmou. A organização ‘Derecho a Morir Dignamente’ ajudou Hernández e reclama aos deputados “que regulem e despenalizem a eutanásia urgentemente”, pois, diz, atos como o de Hernández não são delito, mas “um ato de amor”.

Numa carta que deixou escrita antes de ser detido, Hernández acusa a Comunidade de Madrid de abandono. Conta, por exemplo, que quando foi internado por causa de uma hérnia as autoridades recusaram internar temporariamente a mulher, já totalmente incapacitada.

CM