Destaque Mais de 900 trabalhadores ficam presos em mina de ouro na África

Mais de 900 trabalhadores ficam presos em mina de ouro na África

Cerca de 900 trabalhadores estão presos desde à noite de quarta-feira (31) em uma mina de ouro situada no centro da África do Sul, devido a problemas eléctricos ocasionados por uma tempestade, informou ontem (01) a companhia proprietária da exploração.

A mina, conhecida como Beatrix, está situada cerca de 240 quilómetros ao sudoeste de Joanesburgo e é operada pela companhia sul-africana Sibanye-Stillwater. Através de um comunicado divulgado ontem (01), a Associação de Mineiros local confirmou a notícia e manifestou sua “extrema preocupação” com os trabalhadores presos.

O sindicato pediu à operadora que mobilize todos seus recursos para tirar os operários da mina o mais rápido possível. Fontes da Sibanye-Stillwater garantiram que as vidas dos mineiros não correm perigo e que os mesmos já receberam água e comida enquanto continuam os trabalhos de resgate.

“Agora conseguimos geradores e estamos tentando conectá-los ao elevador de carga para trazê-los  à superfície, mas estamos experimentando algumas dificuldades com o circuito, que podem estar relacionados com a sobrecarga produzida pela tempestade”, explicou James Wellsted, porta-voz da empresa.

Recomendado para si:  Militar das FADM detido em Nampula por suspeita de roubo de cabos eléctricos

Por sua parte, o governo sul-africano enviou inspectores do Departamento de Mineração à região e confirmou que todos os trabalhadores presos já foram localizados.

Metrópoles