Um agente da Polícia de Trânsito (PT), de nome de Graciano Gabriel, que estava afecto ao comando distrital da PRM em Gorongosa, Sofala, morreu ao princípio da noite da quarta-feira (22), quando a viatura que conduzia embateu de forma violenta contra um poste de energia feito de betão, na rua do Aeroporto.
Segundo apurámos, o sinistro, que acabou com a existência de Graciano, como era carinhosamente tratado pelos colegas do serviço e amigos, ocorreu cerca das 20 horas próximo da delegação regional-centro do Instituto Nacional de Meteorologia.
Testemunhas oculares disseram ontem ao “Diário de Moçambique” que, na altura do acidente, o carro, de marca Toyota, com a chapa de inscrição AGO-496MC, seguia a alta velocidade, no sentido Mercado da Manga Mascarenha-bairro do Aeroporto.
O automobilista, na tentativa de esquivar um buraco, perdeu o comando da viatura que foi contra um poste de energia.
“É uma situação bastante triste e chocante. Ele vinha embalado daquele lado. Ao tentar evitar aquele buraco, saiu do asfalto directo ao poste. Colheu o obstáculo e o arrastou para uma distância de cerca de dez metros. Ficou entalado dentro do carro, mas houve pessoas corajosas que o tiraram. Não tinha lesões visíveis. Suspeita-se que tinha sofrido hemorragia interna”, disse Joana Victor, uma das testemunhas do sinistro, em entrevista ao “DM”.
“Ele acabou perdendo a vida no mesmo local. O choque foi muito forte. Como podem ver, praticamente, aquele carro acabou ali. A viatura tinha sido emprestada a ele. Sempre que estivesse na Beira, ele vinha pegar o carro. Era um amigo da família”, declarou um jovem que, falando na condição de anonimato, identificou-se como parente do dono do automóvel.
Ontem, quando a nossa Reportagem se fez ao local onde ocorreu a morte do agente da PT, a viatura sinistrada continuava a “carregar” o poste de energia e os cabos de electricidade, alguns dos quais arrebentados e por isso sem corrente.
O corpo do Graciano Gabriel até ontem encontrava-se na morgue do Hospital Central da Beira.
Diário de Moçambique














