Destaque Dívidas com o INSS superam um bilião de meticais

Dívidas com o INSS superam um bilião de meticais

O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), anunciou ontem (25), que as dívidas acumuladas pelas empresas ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), em todo o território moçambicano, ultrapassam um bilião de meticais.

A informação foi avançada pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, durante a cerimónia de abertura do II Conselho Consultivo da Inspecção-Geral do Trabalho, um evento de dois dias em curso na cidade de Maputo.

Um total de 24.266 empresas faltaram ao pagamento de contribuições à Segurança Social, tendo a dívida de tais empresas atingido 1.234.977.461 meticais”, disse a ministra.

Advertiu que algumas empresas continuam a desrespeitar os seus funcionários, submetendo-os a condições de trabalho precárias.
Continuamos a notar com tristeza que há empresas que submetem os trabalhadores a condições de trabalho degradantes, longas jornadas de trabalho e descriminação salarial”.

Como exemplo citou o caso da empresa Ferragem Mariote que vai ser sancionada exemplarmente por espancamento dos seus funcionários.

A indignação da ministra surge na sequência de imagens postas a circular nas redes sociais que mostram um cidadão chinês a bater trabalhadores moçambicanos com uma vara.

Recomendamos uma acção rigorosa da Inspecção Geral do Trabalho”, disse Diogo.

Aparentemente, a empresa decidiu espancar os funcionários que chegavam tarde ao local de trabalho.

Diogo, que repudia o acto, disse que o atraso dos funcionários não justifica a atitude dos dirigentes da empresa.

Queremos, pois, repudiar actos do género e aconselhar uma convivência sã”, disse a ministra, para de seguida acrescentar “todos estes males corroem a base de uma nação”.

RM