A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Tete, deteve duas pessoas indiciadas acusadas de venda ilegal de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde, em mercados informais daquela cidade.
Segundo o Chefe do departamento de Assistência Médica, na Direcção provincial da Saúde, os detidos vendiam também fármacos de origem estrangeira.
Charifo Gentifo disse que a descoberta dos suspeitos foi através do trabalho coordenado entre o sector da Saúde e as autoridades policiais, no âmbito do combate ilegal à venda ilegal de medicamentos.
A fonte explicou que as quantidades apreendidas, são constituídas por vários tipos de fármacos, que estavam a ser manuseados por pessoas alheias e armazenadas em péssimas condições de conservação.
“Porque essas pessoas não têm nenhuma noção, nem de medicina, nem de enfermagem nem de farmácia e estão a tratar de vidas, vendendo medicamento. Então, isto é um perigo, é um atentado”, disse Charifo Gentifo, chefe do departamento de Assistência Médica, na Direcção provincial da Saúde de Tete.
RM