Sociedade PRM desmantela quadrilha de criminosos em Maputo

PRM desmantela quadrilha de criminosos em Maputo

A Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Maputo, desmantelou durante o último fim-de-semana, nos bairros de Chamanculo, Malanga e Aeroporto, cinco quadrilhas de indivíduos que se dedicavam à prática de diversos crimes. 

Como resultado das operações policiais foram recolhidos para as celas da 18ª Esquadra da cidade de Maputo oito supostos criminosos encontrados em flagrante delito a cometer actos criminais.

Segundo Paulo Nazaré, porta-voz da corporação, na noite de sábado um grupo de três indivíduos foi surpreendido a roubar electrodomésticos numa residência no bairro de Chamanculo (dois televisores plasma e um computador de mesa). Nesta operação foi recuperada, para além de electrodomésticos, uma viatura de marca Toyota IST, com a chapa de inscrição AFE 936MP, usada para transportar os bens roubados.

Segundo fonte policial, suspeita-se que a viatura tenha sido igualmente roubada e estava a ser usada no transporte dos produtos do roubo. A acção culminou com a captura de D. Afonso, de 23 anos de idade, residente no mesmo bairro, o qual vai responder pelos crimes que pesam sobre si e comparsas, pois seus documentos de identificação foram encontrados no interior da viatura em causa. Os restantes dois integrantes conseguiram escapulir-se.

D. Afonso negou as acusações que pesam sobre ele, alegando que se encontrava de passagem no local, quando alguns membros da população o interpelaram, agrediram-no acusando-o de ser um ladrão, mas estava a regressar do seu posto laboral, algures na Matola 700, por volta das 22 horas.

Ainda no bairro de Chamanculo, outra quadrilha foi posta fora de acção, com a detenção de dois estudantes da 9ª classe indiciados de violação sexual de uma moça, depois do consumo de bebidas alcoólicas, disse o porta-voz.

Recomendado para si:  Maputo proíbe venda e consumo de álcool na orla marítima

Trata-se de Óscar J., de 22 anos, e Eduardo J., de 16 anos de idade, que depois das aulas da sexta-feira foram com uma colega a uma barraca com o intuito de embebeda-la e depois violar-lhe sexualmente. Os indiciados foram recolhidos para as celas da Polícia, onde aguardam os trâmites legais para a sua responsabilização.

Nazaré conta que os jovens traziam consigo um frasco contendo um produto que colocaram no copo de bebida da colega para que esta perdesse os sentidos e de seguida a violarem sexualmente no campo localizado no bairro Zixaxa. Neste caso encontra-se foragido um dos integrantes, que responde pelo nome de Gilberto.

A Polícia apresentou ainda dois indivíduos que se dedicavam ao furto de bens no interior de viaturas, usado um remoto controlo que desbloqueia o alarme e abre as portas de qualquer carro.

Trata-se de dois polidores de viaturas, nomeadamente, S. Marcos, 30 anos e residente no bairro T3, na Matola, e E. Cumbane, de 37 anos, morador da Polana-Caniço, que foram surpreendidos na posse de um computador portátil, avaliado em 100 mil meticais, que retiraram de uma viatura de marca Toyota Avanza, AES 269 MC, pertencente a B. Holmens.

Por sua vez, Álvaro Massango, 37 anos, residente no bairro de Maxaquene, foi detido quando carregava loiça e talheres, retirados de um refeitório de um estabelecimento de ensino superior, localizada na capital.

Por fim, dois cidadãos foram encontrados na posse de soruma, supostamente usada para seu consumo.

Jornal Notícias

Destaques da semana